Histórico




AME – Aliança Municipal Espírita é uma organização religiosa que tem por finalidade representar e unificar o Movimento Espírita de Itajubá e região com base nos princípios da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.
Dentre as atividades desenvolvidas pela AME, destacam-se:
·         Orientar, estruturar e organizar a prática do movimento espírita;
·         Congregar os Centros Espíritas da cidade e região;
·         Difundir a Doutrina Espírita;
·         Promover estudos doutrinários;
·         Desenvolver e integrar aspectos educativos e culturais;
·    Manter entrosamento com os demais órgãos unificadores: CRE (Conselho Regional Espírita); UEM (União Espírita Mineira); FEB (Federação Espírita Brasileira) e os Centros Espíritas;
·   Realizar Simpósios, Cursos, Seminários, Encontros de Confraternização, Palestras, Feiras do livro espírita, manter livraria e/ou banca do livro permanente;
·         Incentivar e orientar a criação de novas Casa Espíritas...

A AME é formada pelo Conselho Espírita Municipal (CEM) e pela Diretoria Executiva Municipal (DEM).

O Conselho Espírita Municipal é composto pelos presidentes dos Centros Espíritas afiliados à AME.

A Diretoria Executiva Municipal é composta por um presidente, indicado pelo Conselho, um vice-presidente, um secretário e um tesoureiro.

A AME realiza quatro reuniões trimestrais durante o ano para programar trabalhos em conjunto e para a atualização sobre o que está acontecendo no Movimento Espírita da cidade e região.

A AME - Itajubá não possui sede própria. O Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC) cede uma de suas salas para que as reuniões aconteçam. 

Histórico da AME

Em Itajubá a Aliança Municipal Espírita foi formada em 12 de março de 1989 em uma Assembleia realizada nas dependências do Centro Espírita Allan Kardec. Nessa Assembleia foram eleitos os representantes do Conselho (CEM) e da Diretoria (DEM).
O primeiro presidente da AME foi o Sr. Gilson Alves de Lima, do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), a secretária Iracema Q. Barreto, do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC), pelo tesoureiro Marcos Campos Sales (desencarnado em 18/09/2008) do Grupo da Fraternidade Servos do Caminho (GFSC).

Os primeiros conselheiros da AME foram o Sr. Marcy Marra, do Grupo da Fraternidade Servos do Caminho (GFSC) e José Jordão Júnior, do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK).

A próxima eleição da AME ocorreu somente a partir de 1996.

Para a gestão 1996-1999 foram eleitos para presidente o Sr. Luiz Cláudio de Oliveira (desencarnado em 13/06/2004) do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC), secretária Wânia Duarte S. Oliveira, também do CEFEC, tesoureiro, Ricardo J. Souza Oliveira do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA).

O Conselho Municipal Espírita foi formado pela presidente do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade: Norma Paula Vieira; pelo presidente do Centro Espírita Allan Kardec, Sr. Gilson Alves de Lima e pelo presidente do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor, Sr. Carlos Gomes.

Nessa nova gestão o Grupo da Fraternidade Servos do Caminho já não mais existia e uma nova Casa fora criada em 1994, o Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA).

Para a gestão 1999-2002 foi reeleito o presidente Luiz Cláudio de Oliveira (CEFEC), a secretária: Wânia Duarte Santos de Oliveira (CEFEC) e para tesoureiro: Fábio Vinícius de Almeida do Centro de Estudos Espíritas Casa da Luz (CEECL).

O Conselho (CEM) foi composto pelo presidente do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK) Sr. Júlio César Santanna, a presidente do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA) Tânia Barbosa de Oliveira, o presidente do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC) Bolivar Novaes Lacerda, o presidente do Centro de Estudos Espíritas Casa da Luz (CEECL) Evan Marcus Vinícius Emygdio e o presidente do Centro Espírita Casa de Simão Pedro (CECSP) Francisco Tadeu Cotrim Salomon.

Nessa nova gestão a AME contava com cinco Casas afiliadas, tendo sido incluídos os novos Centros que se constituíram nesse período.

Em 2001 o presidente Luiz Cláudio de Oliveira e a secretária, sua esposa, mudaram de cidade, por questões profissionais e uma diretoria interina foi constituída, ficando como presidente o Sr. Carlos Gomes (NEFA), como secretário o Sr. Evan Marcus V. Emygdio (CEECL) e, como tesoureiro, Fábio Vinícius de Almeida (CEECL).

O Conselho Espírita Municipal (CEM) ficou representado pelo presidente do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK) Júlio César Santana, pelo representante do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA) Tanius El Allan, pela presidente do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC) Norma Paula Vieira Silva, pelo presidente do Centro de Estudos Espíritas Casa da Luz (CEECL) Evan Marcus V. Emygdio e pelo presidente do Centro Espírita Casa de Simão Pedro (CECSP) Francisco Tadeu Cotrim Salomon.

Para a gestão 2002-2005 foi oficializada a diretoria interina (DEM), Presidente:
Carlos Gomes, Secretário: Evan Marcus V. Emygdio, Tesoureiro: Fábio Vinícius de
Almeida.

O novo Conselho Espírita Municipal (CEM) ficou representado pelo presidente do
Centro Espírita Allan Kardec (CEAK) Júlio César Santana, pelo presidente do
Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA) Odair Pereira M. Júnior, pelo
presidente do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC) Carlos C.
Duarte e pelo presidente do Centro de Estudos Espíritas Casa da Luz (CEECL)
Evan Marcus Vinícius Emygdio.

A partir dessa gestão o Centro Espírita Casa de Simão Pedro passou a não mais
fazer parte da AME.

A gestão 2005-2008 foi formada pelo presidente Odair Pereira Manoel Júnior
(NEFA), pela secretária Rosa de Fátima R. Noronha Goulart (CEEL) e pelo
tesoureiro Alfredo Vaz Martins (NEFA).

Quanto ao Conselho (CEM), passaram a fazer parte a presidente do Centro
Espírita Allan Kardec (CEAK) Ana Luiza C. A. Gontijo, pelo presidente do Núcleo
Espírita Fraternidade e Amor (NEFA) Alfredo Vaz Martins, pelo presidente do
Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC) Marco Aurélio Vila Nova
Fredice e pelo presidente do Centro Espírita Estação de Luz (CEEL) Péricles
Pinheiro.

Neste período o Centro de Estudos Espíritas Casa da Luz deixou de fazer parte da
AME e foi criado mais um Centro Espírita na cidade de Brazópolis em 08 de abril
de 2004, o Centro Espírita Estação de Luz, afiliando-se à AME de Itajubá por ser o
único Centro Espírita da cidade.

A diretoria eleita para a gestão 2008 -2011 foi composta pela presidente Eliângela
C. Emidio (NEFA), pela vice-presidente Jeanne Louise Emygdio (NEFA), pelo
secretário Edson Palhares (CEAK) e pelo tesoureiro Alfredo Vaz Martins (NEFA).
A partir dessa gestão, de acordo com o novo estatuto, foi criado mais um cargo, o
de vice-presidente.
     
Para o Conselho (CEM) tomaram posse a presidente do Centro Espírita Allan
Kardec (CEAK) Ana Luiza C. A. Gontijo, o presidente do Núcleo Espírita
Fraternidade e Amor (NEFA) Alfredo Vaz Martins, o presidente do Centro Espírita
Fé, Esperança e Caridade (CEFEC) Marco Aurélio V. N. Fredice, o presidente do
Centro Espírita Estação de Luz (CEEL) Romualdo Cintra e a presidente do Grupo
Espírita Francisco de Assis (GEFA) Alcione Sanches.

Durante essa gestão formou-se mais um Centro Espírita na cidade de Piranguinho, o Grupo Espírita Francisco de Assis que afiliou-se à AME de Itajubá por ser o único Centro Espírita da cidade.

Novamente a AME passou a ser composta por cinco Centros Espíritas da cidade  e região.

Para a gestão 2011-2014 foram eleitos para assumir o cargo de presidente o Sr.  Carlos Gomes (NEFA), vice-presidente Edson Palhares (CEAK), secretária Rute Neli Sobreiro (CEAK) e tesoureiro Roberto Cesar Lima Ribeiro (CEEL).

Tomaram posse no Conselho (CEM) o presidente do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK) Marcelo Caetano, a presidente do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA) Rosa Ferreira Vander Velden, o presidente do Centro Espírita Estação de Luz (CEEL) Péricles Pinheiro, o presidente do Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA) Wendel Mendonça Dias e a presidente do Núcleo Espírita Humberto de Campos (NEHC) Cristiana Bustamante Figueira.

Para essa gestão, o Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade deixou de fazer parte da AME, o Núcleo Espírita Humberto de Campos da cidade de Pedralva foi reativado e afiliou-se à AME.

Para a gestão 2014-2017 foi eleito para presidente o Sr. Odair Manuel Jr.

A partir de 2018 a nova gestão está composta pelo Sr. Edson Palhares (presidente), Zilma Castro (secretária), Cleusa Durga (tesoureira).










Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...