quarta-feira, 12 de abril de 2017

CURSO DE EVANGELIZAÇÃO EM ITAJUBÁ

No dia 02/04/2017 o Núcleo Espírita Fraternidade e Amor, sob a coordenação do Departamento de Infância e Juventude (DIJ), realizou um curso de evangelização espírita infantil, com o tema: “aprendendo a semear”.
Num encontro fraterno, reunindo 30 evangelizadores, a diretora do DIJ Bruna Emygdio e a evangelizadora Vanessa Emygdio iniciaram o curso com uma dinâmica de integração. Em seguida foram apresentados os aspectos gerais da proposta de evangelização, porém com o enfoque sempre em uma questão: “Por que eu escolhi a tarefa de evangelizar? ” Isso possibilitou a seguinte reflexão: uma tarefa cumprida com amor é sempre muito mais eficaz do que outra cumprida por obrigação. O curso também contou com a presença da psicóloga Karina Cinquetti, que apresentou os aspectos físicos e psicológicos da criança, durante o seu desenvolvimento.
Evangelizar com música sempre é mais atrativo, por isso, o grupo da cidade de Tremembé, SP, veio enriquecer o curso, apresentando sua experiência com esse tipo de trabalho.
A proposta apresentada durante o curso foi um método de trabalho relativamente novo na Doutrina Espírita, mas já usado na Educação Básica. A ideia central é trabalhar em torno de três a cinco temas norteadores, os eixos temáticos. Eles permitem caminhar conforme as características e interesse da turma de evangelizandos, substituindo o planejamento anual fechado e sem possibilidades de mudanças.
Levando em conta o aprendizado e a necessidades das crianças vão sendo construídas as aulas no decorrer do ano, sempre inseridas dentro de algum eixo temático. Outra característica dessa metodologia é partir de três princípios básicos: todos os conceitos são vivenciados antes de serem apresentados; as atividades devem fazer pensar; e a aprendizagem se faz na interação, na vivência. Esse conceito inovador foi trazido para a evangelização espírita infantil pela autora e educadora Lucia Moysés, responsável pela Orientação Pedagógica do CRE do Rio de Janeiro.
Num domingo especial, num clima harmônico e transcendente, pode-se realizar a integração dos evangelizadores entre si e com os Centros Espíritas representados, além do NEFA, participaram do evento: Centro Espírita Allan Kardec (Itajubá), Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (Itajubá), Centro Espírita Casa de Simão Pedro (Itajubá), Núcleo Espírita Humberto de Campos (Pedralva), Centro Espírita Jesus de Nazaré (Tremembé-SP), Lar Espírita Mãos de Amor (Santa Rita do Sapucaí), Núcleo Espírita Nosso Lar (Santa Rita do Sapucaí), Fraternidade Espírita Caminhos de Luz (Cristina).
Cursos e encontros como esse possibilitam, na prática, a UNIÃO e a UNIFICAÇÃO, que são a proposta do Espiritismo. É a AME  (Aliança Municipal Espírita) e o CRE (Conselho Regional Espírita) em ação.














Um comentário:

  1. Caros evangelizadores. Procurando um artigo no Google, me deparei com meu nome ligado a vocês. Curiosa, fui ler do que se tratava. Fiquei muito feliz em descobrir que a evangelização está fazendo uso da nossa metodologia. Estou às ordens, caso queiram conversar comigo. Estou no Facebook com o meu nome. abraços.

    ResponderExcluir

ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...